segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Objetivos para o teste dos 8ºC, 8ºD e 8ºE

O primeiro teste de Geografia do 8º ano costuma ser o mais difícil, dada a matéria estudada implicar muito estudo e uma compreensão de conteúdos que se interligam. Assim, ficam aqui os principais objetivos que devem ter em conta para o teste e as respetivas páginas do manual que devem consultar:
- conhecer as funções da atmosfera (pág. 88);
- distinguir estado de tempo de clima (pág. 89);
- conhecer os principais elementos climáticos, bem como as suas unidades de medida (págs. 89, 90 e 91);
- compreender a variação da temperatura na superfície terrestre (da pág. 93 à pág. 98);
- conhecer as implicações dos movimentos de rotação e de translação da Terra (págs. 95 e 97);
- conhecer os solstícios e os equinócios (pág. 97);
- compreender a variação da temperatura com a latitude (pág. 99);
- compreender a variação da temperatura com a altitude (pág. 102);
- compreender a variação da temperatura com a proximidade ou afastamento ao mar (pág. 101);
- compreender a variação da temperatura com a exposição geográfica das vertentes (pág. 102);
- calcular a ATA - amplitude térmica anual (pág. 93);
- conhecer e explicar os tipos de precipitação (págs. 111 e 112);
- compreender a variação da precipitação na superfície terrestre (pág. 106);
- compreender a variação da precipitação em função do relevo (pág. 106);
- diferenciar os centros de altas e baixas pressões quanto à circulação do ar (págs. 107 e 109);
- conhecer a circulação geral da atmosfera (pág. 107);
- conhecer as zonas climáticas (pág. 99);
- compreender as cartas sinóticas e os estados de tempo correspondentes (pág. 113);
- compreender os estados de tempo mais típicos de Inverno (pág. 110).
Deixo-vos com duas cartas sinóticas: na primeira é visível a aproximação de uma frente de ar quente em Portugal Continental vinda de oeste; na segunda, Portugal Continental, está sob a influência do ar quente, mas com a aproximação de uma frente de ar frio.
Bom estudo para o teste e saudações geográficas