Aproxima-se o 1º teste de Geografia deste ano letivo para os alunos do 8º ano. Aqui ficam os principais objetivos que devem ter em conta para o teste:
- definir climatologia e meteorologia;
- caraterizar o estado da nebulosidade para um determinado lugar a partir de imagens de satélite;
- distinguir estado do tempo de clima;
- definir os diferentes elementos do clima;
- identificar os instrumentos utilizados para medir e registar os elementos do clima e as respetivas unidades de quantificação;
- descrever a variação da temperatura com base em gráficos;
- relacionar a variação diurna da temperatura com o movimento de rotação da Terra;
- compreender o movimento aparente do Sol;
- relacionar a inclinação dos raios solares com a espessura da atmosfera a atravessar e com o grau de aquecimento;
- descrever a variação anual da temperatura em lugar do Hemisfério Norte e do Hemisfério Sul;
- relacionar a variação anual da temperatura com o movimento de translação da Terra, destacando os solstícios e os equinócios;
- calcular a amplitude térmica anual;
- identificar as zonas climáticas: quentes, temperadas e frias;
- explicar os principais fatores que influenciam a variação espacial da temperatura (latitude, altitude, proximidade ou afastamento ao mar e exposição geográfica das vertentes);
- compreender a variação da precipitação com base na latitude e na proximidade ao mar;
- explicar os três tipos de precipitação (orográfica, convectiva e frontal).
Tomem especial atenção à análise de mapas, figuras e gráficos. Destaco as figuras presentes nas páginas 84, 90, 91, 93, 95, 97, 99, 102, 106, 111 e 112.
Fiquem com o trabalho elaborado pela Mónica Barbosa, aluna n.º 12 do 8ºC, onde é possível analisar a variação da temperatura ao longo do ano em diferentes lugares do nosso país.
Bom estudo e saudações geográficas