-
Distinguir centros
de altas pressões (anticiclones) de
centros de baixas pressões (depressões);
-
Reconhecer o efeito
da força de Coriolis nos
movimentos do ar, no hemisfério Norte e no hemisfério Sul;
-
Explicar a circulação
do ar nos anticiclones e nas depressões;
- Localizar
os principais centros de altas e
baixas pressões em latitude e relacioná-los com a variação da
precipitação à escala planetária;
-
Identificar os
principais centros barométricos que
influenciam o clima de Portugal;
-
Compreender a circulação geral da atmosfera;
-
Reconhecer o estado do tempo associado às cartas
sinóticas;
-
Conhecer a perturbação da frente polar;
-
Distinguir uma frente quente de
uma frente fria e os
respetivos
estados do tempo;
-
Conhecer as massas de ar que
afetam Portugal Continental;
- Construir e analisar um gráfico termopluviométrico;
-
Comparar as
caraterísticas termopluviométricas dos
diferentes tipos de climas do mundo;
-
Caraterizar as
formações vegetais associadas a
cada um dos climas
do mundo.
Fiquem com dois gráficos termopluviométrico: o primeiro elaborado pela Carla Pinto, aluna do 8ºE e o segundo feito pela Sílvia, do 8ºA.
Bom estudo e saudações geográficas