Aproxima-se o 1º teste de Geografia deste ano letivo para os alunos do 8º ano. Aqui ficam os principais objetivos que devem ter em conta para o teste:
- distinguir estado do tempo de clima;
- caraterizar o estado da nebulosidade para um determinado lugar a partir de imagens de satélite;
- conhecer os principais elementos do clima;
- identificar os instrumentos utilizados para medir e registar os elementos do clima e as respetivas unidades de medida;
- descrever a variação da temperatura com base em gráficos;
- relacionar a variação diurna da temperatura com o movimento de rotação da Terra;
- relacionar a variação anual da temperatura com o movimento de translação da Terra e a inclinação do eixo da Terra, destacando os solstícios e os equinócios;
- calcular a amplitude térmica anual;
- identificar as zonas climáticas: quentes, temperadas e frias;
- explicar os principais fatores que influenciam a variação espacial da temperatura (latitude, altitude, proximidade ou afastamento ao mar e exposição geográfica das vertentes);
- diferenciar anticiclones de depressões;
- compreender a circulação geral da atmosfera;
- compreender a variação da precipitação com base na latitude e no relevo;
- explicar os três tipos de precipitação (orográfica, convectiva e frontal).
Tomem especial atenção à análise de mapas, figuras e gráficos.
Destaco as figuras presentes nas páginas 84, 90, 91, 95, 97, 99, 102, 106, 107, 109 e 112 do livro, bem como os trabalhos apresentados aqui no blogue elaborados por alunos. A este propósito, deixo o trabalho realizado pelo João Ferreira, aluno n.º11 do 8ºD, com um esquema sobre a Circulação Geral da Atmosfera.
Bom estudo!
Saudações geográficas