sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

A origem da pobreza e a sua (in)evitabilidade...

Na última aula de Geografia, os alunos do 9ºD tiveram a oportunidade de visualizar parte do documentário que a seguir se apresenta e que analisa diversas posições acerca da origem da pobreza e a sua (in)evitabilidade enquanto fenómeno social.
Porque existe pobreza no mundo? E será a pobreza inevitável ou um fenómeno que pode ser combatido e extinto? Estas são as grandes questões que se colocam e às quais os alunos do 9ºD foram desafiados a responder.
Aqui fica o documentário apresentado na aula do 9ºD.


Deixo aqui a opinião de uma das alunas do 9ºD sobre o documentário visualizado.

"Infelizmente, existe pobreza em todo o mundo. Mesmo havendo uns países mais ricos do que outros, o que é certo é que a pobreza existe em todas as regiões do mundo.
A pobreza pode ser entendida em vários sentidos envolvendo as necessidades da vida no quotidiano, como a alimentação, o vestuário, o alojamento, os cuidados de saúde e a falta de recursos económicos, como a carência de rendimento.
Muitas pessoas são pobres, devido às guerras, aos maus tempos e à maldade das “mãos” do ser humano que destroem as habitações, acabando por pôr as populações numa desgraça total.
A pobreza vem desde as comunidades primitivasAntigamente, as comunidades eram pobres, mas bastava colherem o suficiente para se alimentarem para que não se sentissem como pobres. Morriam mais depressa, pois não havia medicamentos para combater as doenças. Com o evoluir, as sociedades tornaram-se mais avançadas, mas mesmo assim, dormiam nas ruas; cabanas; barracas, pediam esmolas e estavam sujeitas a passar fome. Estas esmolas não significavam que a pobreza acabasse, mas eram por vezes um “descargo de consciência” para quem dava as esmolas aos pobres.
Podemos dizer que existia pobreza, porque os que eram considerados mais ricos não pagavam impostos e quando lhos iam cobrar fugiam. A pobreza era consequência de pilhagem.
Pobreza existe também pela ganância, exploração das pessoas e pelo colonialismo. A pobreza tem sido a condição natural e permanente do Homem ao longo da história. A pobreza é uma herança pelo facto de muitos países do mundo terem sido colonizados, explorados das suas riquezas, pelos países colonizados ou invasores.
Os culpados da pobreza são os governantes, derivado às políticas, à corrupção e ao mau funcionamento de um sistema controlado e também às empresas que pagam pouco aos trabalhadores.
A pobreza não é inevitável e as soluções existem. Todos temos que lutar contra a pobreza, implantando medidas eficazes para que esta diminua, como: dar trabalho às populações mais jovens sobretudo para que possam ajudar os seus familiares com graves dificuldades e acabar com a exploração. Os governantes devem garantir o acesso a serviços para que a população viva, pelo menos, de forma razoável.
A pobreza pode ser evitada através de um objetivo social, em que todos devemos contribuir, como por exemplo: “acabar com a desigualdade social“. Uma das soluções para evitar a pobreza é a ajuda dos países mais ricos para com os países mais pobres. Tem que se acabar com as desigualdades, senão, a classe média e os ricos gozam de todos os recursos, e “os ricos ficam mais ricos, e os pobres ficam mais pobres“.

Texto apresentado pela Célia Almeida, aluna nº 6 do 9ºD